Cadastre-se e receba as postagens por email

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

10 coisas que todo universitário deve fazer antes da graduação



Se você está em seu último ano na universidade e deseja chegar à graduação com a carreira pronta para deslanchar, veja 10 atitudes que farão toda diferença

Muito antes do que a maioria dos universitários espera, a graduação chega com todas as mudanças, responsabilidades e cobranças que um diploma superior pode trazer. Além dos estudos ao longo dos anos, outras atitudes também podem ajudá-lo a se preparar para a nova fase profissional e posicioná-lo no lugar certo para o sucesso de sua carreira.

Confira a seguir algumas sugestões que vão fazer a diferença para sua graduação: 

 1. Tenha várias ideias

Se você não souber quais são seus objetivos será impossível de alcançá-los. Separe tempo para ter o máximo de ideias e possibilidades que gostaria de considerar para estabelecer seus objetivosprofissionais após a graduação. Investigue o mercado, as tendências, o estilo de vida que você deseja ter e também as maneiras como sua carreira poderá contribuir para sua vida pessoal e vice-versa. Saber o que você busca é o primeiro passo para não se sentir perdido depois da formação.

 2. Conheça os serviços oferecidos pela universidade

Muitas instituições oferecem centros de carreira para o desenvolvimento dos alunos. Esses locais podem divulgar oportunidades de emprego, cursos para especialização e aprimoramento, entre outras coisas. É provável que você já tenha entrado em contato com eles, mas, além disso, busque saber que tipos de serviços eles prestam para os alunos que estão se formando.

3. Crie um perfil no LinkedIn

Há muito para se aprender sobre um bom perfil no LinkedIn e os benefícios que ele pode trazer para sua carreira, mas algumas dicas inicias farão a diferença: uma foto de aparência madura e profissional, um resumo com os detalhes mais relevantes sobre suas habilidades e experiências e recomendações de pelo menos duas pessoas com as quais você já trabalhou.

 4. Atualize seu currículo

Você já deve ter percebido que nem todos os empregos, mesmo que estejam na mesma área de atuação, exigem habilidades e competências semelhantes dos candidatos. As empresas deixam isso claro em seus anúncios da vaga e pré-requisitos que demandam dos candidatos. Quando for se candidatar para novas vagas, busque encaixar seu currículo com aquilo que o empregador anuncia.

 5. Use várias plataformas de busca

Não concentre todos os seus esforços em apenas uma plataforma de busca de empregos, seja ela online ou material.

 6. Use as mídias sociais profissionalmente

Antes que você comece a usar as redes sociais na sua busca por um emprego, faça uma limpeza geral em seus perfis para evitar quaisquer constrangimentos e complicações. Fotos, atualizações de status e até mesmo algumas amizades inconvenientes podem prejudicar seus resultados.

 7. Busque associações profissionais

Busque conhecer e identificar associações e grupos profissionais de sua área de atuação. Se você não conseguir encontrar um grupo que se foque em sua área de interesse, busque outras oportunidades para estabelecer contatos profissionais e conhecer as pessoas que atuam em seu ramo.

 8. Há muito aprender

As aulas na universidade trouxeram muito para seu currículo acadêmico e teórico, mas ainda há o que aprender sobre a prática dessas questões e o ambiente corporativo em geral.

 9. Separe e organize seu tempo

Encontrar as melhores oportunidades e tomar as decisões certas para sua carreira não é uma tarefa fácil, muito menos rápida. Exigem tempo, organização, preparo e muito esforço.

 10. Não pense demais ou crie expectativas irreais

Sua imaginação e o medo causado por ela podem ser os maiores vilões da sua carreira. Não pense que toda a realidade irá mudar por conta de seu diploma ou que você jamais terá a vaga desejada na empresa dos sonhos. Aposte em seus talentos, se esforce e saiba aproveitar as oportunidades que se apresentam para que as melhores decisões estejam em seu caminho.

 Fonte: Universia Brasil

Supervisor de Produção


Engenharia de Produção


Coordenador de Manutenção


Projetista de Maquinas


Desenvolvedor


Estágio Engenharia