Cadastre-se e receba as postagens por email

segunda-feira, 29 de julho de 2013

Balcão de Oportunidades - Marinha do Brasil. Em frente ao Cyber!!


Oportunidade Ruy Paralela: Seleções de Estagiários do MPF/BA

Em 1º de agosto próximo, o Ministério Público Federal na Bahia (MPF/BA) inicia inscrições para o 10º Processo Seletivo para preenchimento de 16 vagas e formação de cadastro reserva de estagiários de nível superior de Direito. Do total de vagas já disponíveis, dez são para a sede do MPF, em Salvador, e uma vaga para cada uma das Procuradorias da República nos Municípios (PRMs) de Barreiras, Eunápolis, Ilhéus e Paulo Afonso.
Com jornada de 20 horas semanais, o estágio oferece bolsa no valor de 800 reais, seguro contra acidentes pessoais e auxílio transporte de sete reais por dia de estágio efetivo. Do total das vagas do processo seletivo, 10% são destinadas aos candidatos portadores de necessidades especiais e outros 10% àqueles que se declararem participantes do sistema de cotas para minorias etnico-raciais.
Para participar da seleção, é preciso que o interessado esteja matriculado em uma das instituições de ensino conveniadas ao MPF e não seja estudante com previsão de concluir o curso de graduação em 2013. Já para inscrever-se, é necessário preencher, entre os dias 1º e 8 de agosto, a ficha de inscrição disponível no site do MPF/BA (http://www.prba.mpf.mp.br/concursos/estagiarios). Entre os dias 8 e 9 de agosto, das 13h às 17h, o candidato deve comparecer a unidade do MPF em que deseja realizar o estágio para entrega dos documentos e de duas latas de leite em pó que serão doadas a uma ou mais instituições de assistência a pessoas carentes.
O edital com a relação de documentos a ser apresentada, o endereço das unidades do MPF e todos os detalhes do concurso está disponível na página do candidato.

Você sabe o que faz um coach de carreira?

Diversos podem ser os motivos e razões para necessitarmos de auxílio nas nuances da carreira. Seja ao transitar de área de atuação, encontrar motivação extra ou superar obstáculos na rotina de trabalho, todos nós, em algum momento da vida profissional, precisamos de algo que nos ajude na construção de estratégias.

É neste contexto que surge o papel do orientador de carreira ou coach, termo cada vez mais disseminado no meio corporativo. Sua função é auxiliar o coachee (pessoa que está sob “consulta”) a visualizar suas necessidades e legitimar seus objetivos, potencializando seus resultados através de ações estratégicas com enfoque profissional e humano que  permitam utilizar da melhor maneira possível a capacitação técnica e as habilidades sociais.
“Um coach não indica que caminho seguir. O que ele faz são perguntas assertivas, com o objetivo de fazer o cliente analisar e reavaliar sua vida profissional e os comportamentos. Deste modo, o seu papel está em ajudar o coachee a evidenciar e potencializar seus pontos fortes, e a eliminar aqueles elementos que estão impossibilitando seu desenvolvimento e o alcance de resultados”, explica José Roberto Marques, diretor presidente do IBC Coaching.

Crescimento da atividade

Atualmente, com a grande competividade do mercado de trabalho os profissionais querem chegar cada vez mais rápido a uma posição de destaque em suas carreiras, mas, em sua maioria, não sabem como fazer para chegar a este objetivo.
É nesta realidade que o coach tornou-se uma profissão em ascensão. Profissionais de todos os tipos e faixas etárias buscam o orientador de carreira: formandos ou recém-formados, profissionais experientes – no auge de suas trajetórias -, aposentados ou em fase de pré-aposentadoria de qualquer área de atuação.
“Hoje, um coach em início de carreira ganha em média R$ 300 por sessão de uma hora e meia. Profissionais experientes chegam a ganhar até R$ 3.500”, relata Sulivan França, coach já há 12 anos e presidente da SLA Coaching.
De acordo com o especialista, a alta rotatividade em empresas, a cobrança muitas vezes exagerada por resultados e até mesmo as dificuldades de locomoção até o trabalho, especialmente em grandes centros, estão colaborando para o crescimento da carreira solo de coach.
“Todo o processo é realizado por um esforço conjunto. Chegamos a um resultado através das descobertas feitas durante o trabalho de investigação dos vários pontos abordados.  Muitas vezes o papel do coach é provocar a saída do profissional da sua zona de conforto para que possa validar suas necessidades e expectativas sob outros prismas de observação”, apontaWaleska Farias, coach e consultora de gestão de carreira e imagem.


Fonte: Você sabe o que faz um coach de carreira? | Portal Carreira & Sucesso