Cadastre-se e receba as postagens por email

quinta-feira, 11 de julho de 2013

Vaga de Emprego - Consultor de Implantação


Dicas valiosas para administrar seu currículo no LinkedIn

Consultor sugere o uso de palavras-chave para se destacar na rede social

Dicas valiosas para administrar seu currículo no LinkedInQue as empresas utilizam o LinkedIn para recrutar profissionais não é nenhum segredo. Porém, mais do que se cadastrar e utilizar a rede social para fazer networking, os profissionais precisam saber como destacar seus currículos nesse imenso banco virtual.

“Ao elaborar um currículo, estamos extraindo o melhor de nossas habilidades para colocar no papel. No LinkedIn, antes de começar a digitar, é preciso refletir de que maneira você quer ser encontrado”, afirma Rogério Sepa, consultor de carreira e transição da DBM. Para contar as atividades, responsabilidades e realizações profissionais, a dica do consultor é investir mais em palavras-chave e menos na construção de um texto sofisticado. Isso porque são essas palavras que as consultorias de RH utilizarão ao procurar um candidato – quanto mais elas aparecerem ao longo do perfil, maior a relevância do seu nome durante uma busca específica.

“Tudo aquilo em que você é bom precisa ser destacado ao longo do seu perfil. É válido trazer exemplos práticos de maneira sucinta”, ensina o consultor. Assim, um gerente de produtos que tenha acompanhado um projeto de aumento de market share pode relatar na descrição de seu último emprego: “aumento de 15% no market share do produto X”.

Alguns campos novos do LinkedIn permitem a inclusão de dados detalhados, favorecendo o aparecimento das palavras-chave. Um deles é o de “Habilidades”, que permite cadastros do tipo “Gestão de projetos (Especialista; mais de 20 anos de experiência)” ou “Fotografia digital (Iniciante; 2 anos de experiência)”. Há seções também para especificar idiomas, projetos, publicações, reconhecimentos e prêmios e até notas de provas.

Para Rogério, é importante atualizar o perfil com frequência, ainda que a pessoa não esteja procurando oportunidades ou não tenha mudado de cargo. “Qualquer alteração de responsabilidade no seu dia a dia pode ser incluída e até servir para comparar como o perfil é percebido pelo mercado”, afirma.

Networking  O consultor da DMB lembra que outra atividade importante no LinkedIn é o gerenciamento dos contatos. “O conceito de networking, que lá fora é muito forte, aqui acabou ganhando apenas uma conotação pejorativa. Isso porque a ideia principal é que, com uma rede grande de pessoas, qualquer profissional pode trocar experiências e buscar soluções para problemas do dia a dia”, explica.

Nesse sentido, os usuários devem aproveitar a rede social para fazer contatos, mas colaborar com discussões e participar de fóruns. O consultor também não recomenda a aceitação banal de pessoas que você não conheça. “Só ficar aceitando convites não vai levar você muito longe”, diz.

Quanto às recomendações, a dica é bom senso, já que o excesso de indicações pode banalizar sua imagem. “As recomendações que podem melhorar o seu perfil são de profissionais com níveis hierarquicamente superiores ao seu, ou seja, pessoas que possam referendar suas competências.”

 Fonte: Clickcarreira.com.br

14 oportunidades de Estágio/Emprego para a área de Informática


Acesse aqui e conheça as vagas do blog Empregos Bahia para a área de informática: 

8º CEP – Congresso Estadual de Profissionais do CREA/BA


Acontece entre os dias 11 e 12 de julho, no Gran Hotel Stella Maris Resort & Conventions em Salvador (Praça de Stella Maris, 200, Stella Maris, Salvador - BA, 41600-500 (71) 3413-0000).

O objetivo é dar voz às expectativas dos profissionais do segmento tecnológico quanto à definição de políticas, estratégias, programas e integração do Sistema Confea/Crea à sociedade. Após compilação e aprovação, as propostas serão discutidas na versão nacional do evento.
Entre os propósitos do congresso estão a formulação de um projeto de desenvolvimento sustentável para o País e o aperfeiçoamento da visão de futuro do Confea/Crea, com projeções até 2022.

A expectativa é mobilizar 1 milhão de profissionais e cerca de 50 mil lideranças em todo o Brasil.
Mais informações aqui!