Estar presente nas redes sociais hoje em dia é tão essencial quanto ter um celular ou e-mail. Por meio delas, empresas divulgam vagas, recrutadores buscam pessoas, e chefes, pares e subordinados bisbilhotam a vida alheia. Por essas e outras, elaboramos uma lista de dicas para quem quer marcar presença sem dar bola fora. Confira:
- Há redes sociais para todos os fins: pessoais, profissionais, comerciais, etc. Cuidado para não ingressar em redes profissionais e agir como se estivesse entre amigos.-
- Não pense que pode fazer o que quiser com seu perfil do Facebook ou do Orkut só por serem redes “pessoais”. Se o perfil for público, ele pode ser visto tanto pelo seu melhor amigo quanto pela pessoa que está conduzindo um processo de seleção.
- Algumas redes oferecem inúmeras opções de configuração de privacidade. Você pode utilizá-las para deixar algumas informações visíveis para uns usuários e invisíveis para outros. De qualquer forma, antes de publicar algum conteúdo mais comprometedor, pense que essas opções estão sujeitas a falhas.
- Nunca fale mal da sua empresa em público. Mesmo que esteja insatisfeito ou até se despedindo, não perca o respeito. Vários profissionais já foram demitidos por criticarem os empregadores pelo Twitter, por exemplo.
- Evite também falar mal de alguém ou usar palavrões. Lembre-se sempre de que, ao cair na rede, a informação foge do controle. Nunca se sabe onde ela vai chegar.
- O mesmo cuidado é necessário ao publicar uma foto. Pense que ela pode ser vista por qualquer pessoa. Isso inclui um amigo, um parente e até o seu chefe.
- As comunidades revelam muito da sua personalidade. Cuidado ao fazer parte de grupos relacionados a preconceito e discriminação, por exemplo. Direta ou indiretamente, você está apoiando essas ideias.
- Evite o “ ctrl + c , ctrl +v” sem citar a fonte. Hoje em dia, é muito fácil descobrir de onde veio uma informação e você pode passar por mentiroso à toa.
- O meio virtual não é apropriado para resolver problemas pessoais. Brigou com a mãe? Terminou o namoro? Não gostou do novo chefe? Converse com alguém em quem você confia, pessoalmente.
Fonte: ClickCarreira
Fonte: ClickCarreira