Cadastre-se e receba as postagens por email

terça-feira, 9 de abril de 2013

Balcão de Oportunidades - TECON Salvador - 11/04 das 17:30 as 21h.

Venha conhecer uma nova possibilidade para sua carreira!

A equipe do TECON Salvador estará na área de convivência da ÁREA1, das 17:30 as 19h.
Logo depois, iniciará a apresentação do seu programa de Caça a Talentos na sala 202SS.

Participe!!!

Conheça mais sobre o TECON Salvador clicando aqui!

O que os finalistas de programas de trainee têm em comum


Pesquisa da consultoria Seja Trainee traça perfil dos candidatos que se deram bem nas seleções. Inglês fluente e estágio estão no currículo da maioria



São Paulo – Na casa dos 20 e poucos anos, aspirantes a trainee enfrentam uma concorrência acirrada até assinarem o contrato com suas empresas dos sonhos. Muitas vezes precisam deixar para trás mais de mil outros candidatos durante as várias etapas dos processos seletivos.

É o caso dos aprovados em programas de trainee de empresas como a Heneiken & Mars, Boticário, Mondelez e Unilever, por exemplo, que registraram no ano passado mais de 1.500 jovens concorrendo por cada vaga.
Mas o que estes jovens aprovados nos programas mais disputados do Brasil têm em comum? É o que apesquisa realizada pela consultoria Seja Trainee feita com 380 candidatos, dos quais 316 finalistas, responde a partir do perfil traçado destes jovens. Confira:
1 A maioria estudou em faculdade pública
O diploma de uma universidade “top” talvez seja um dos primeiros passos rumo a um programa de trainee dos mais disputados. De acordo com a pesquisa da Seja Trainee, 70% dos entrevistados são de universidades públicas.
“A gente nota muitos candidatos de universidadesde ponta como USP, Unicamp, Unesp, Federal de Santa Catarina”, diz o sócio da Seja Trainee, Kleber Piedade.
Apesar de os processos seletivos levarem em conta características comportamentais, como capacidade de liderança e trabalho em equipe, a questão acadêmica ainda é muito importante para as empresas. “Boa formação é um passo importante para o jovem se tornar trainee” , diz Piedade.
Entre os cursos mais comuns entre os entrevistados pela Seja Trainee estão: engenharia (44%), administração de empresas (18%) e economia (11%).
2 Eles falam bem inglês
Este é um requisito para se inscrever e que deixa para trás muitos jovens. Ter nível de inglês básico ou intermediário vai minar as suas chances de conquistar uma vaga desde as primeiras etapas da seleção já que a maioria conta com testes de inglês online logo no início do processo.
Portanto para chegar a finalista de um processo de trainee é preciso ter domínio avançado ou fluência no idioma. Segundo a pesquisa, esta é uma característica comum a 95% dos entrevistados. “Os candidatos que avançam são aqueles que dominam o inglês”, diz Piedade. 
Mas não é só isso, outros idiomas também apareceram na pesquisa. “Um ponto interessante é que 28% dos entrevistados falam espanhol em nível avançado ou fluente”, diz o sócio da Seja Trainee. 
3 Já fizeram ou fazem estágio
Uma experiência profissional pode contar pontos no currículo já que o jovem que faz ou já fez estágio fica mais à vontade em um ambiente corporativo do outro que nunca trabalhou.
“O jovem que tem essa bagagem já sabe como funciona uma empresa, a questão da hierarquia, de reuniões, então ele acaba estando mais bem preparado para o mercado”, diz Piedade.
Por isso entre os jovens trainees é raro encontrar alguém que ainda nunca tenha cumprido expediente. A pesquisa indica de 92% já fizeram ou fazem estágio.
4 Já tiveram alguma experiência internacional
Ter tido a chances de fazer intercâmbio ou cursos em outros países não é um requisito, mas conta pontos a favor do candidato. “Muitos candidatos saem da faculdade e passam um ano fora do Brasil para ter essa vivência, voltar e buscar esse objetivo de ser trainee”, diz Piedade.
Muitas empresas oferecem oportunidades para os trainees em solo estrangeiro e esta possibilidade acaba sendo um chamariz para os jovens. Já ter o passaporte carimbado pode trazer uma segurança maior na hora encarar um período trabalhando fora do país.
5 Trabalho voluntário está no currículo
Se a responsabilidade social faz parte da agenda das empresas com os programas de trainee mais concorridos, ela também não falta na vida de mais da metade dos candidatos. De acordo com a pesquisa da Seja Trainee, 54% dos entrevistados já fez trabalho voluntário.
“A gente nota que eles estão preocupados de forma legítima com impacto deles na sociedade”, diz Piedade. Além disso, a preocupação das empresas com responsabilidade social é também um critério de escolha usado pelos jovens na hora de optar por um programa de trainee. “Este alinhamento de valores tem sido muito importante”, diz Piedade.
Fonte: Exame.com

3 Vagas de Estágio - Engenharia da Computação


ABRACOPEL promove: Seminário Elétrica Segura e Encontro de Eletricistas - PARTICIPEM!

Seminário com foco nas instalações elétricas industriais.



O Encontro Regional de Eletricistas é o único evento gratuito do país, onde você pode ao mesmo tempo se atualizar, trocar experiências e conhecer novas tecnologias.



Estagio Engenharia Ambiental