Cadastre-se e receba as postagens por email

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

5 erros nas redes sociais que podem prejudicar sua carreira

Os perfis nas redes sociais têm sido cada vez mais relevantes para a carreira de diversos profissionais. Confira cinco dicas para que você não cometa nenhum erro e prejudique sua carreira.




As mídias sociais podem servir como complicação para as pessoas que gostam de separar estritamente suas vidas pessoais da carreira. É comum, por exemplo, que osrecrutadores confiram os perfis noFacebook e Twitter, sem contar LinkedIn, para avaliar um candidato antes da contratação. Por conta disso, a quantidade e tipo de informações que você divulga sobre si mesmo e seu estilo de vida podem servir tanto como algo bom para sua vida profissional, quanto para prejudicá-la.

Evitar essa situação e manter um equilíbrio saudável entre a carreira e a vida pessoal nas redes sociais é possível. Confira cinco dicas para auxiliá-lo: 

5 erros nas redes sociais que podem prejudicar sua carreira: 1. Vulgaridade e obscenidade

As pessoas costumam escrever na internet da maneira como falam na vida real. Isso quer dizer que, se usam uma linguagem considerada vulgar ou não politicamente correta em seus perfis, os empregadores irão assumir a ideia de que também falam de tal maneira no cotidiano de trabalho. Você pode achar irrelevante que o empregador veja alguns palavrões, mas nunca se sabe o tipo de chefe ou conduta que a empresa espera de seus contratados na rede. Nessas horas, o melhor é adotar aquilo que é aceito em geral e considerado educado.

5 erros nas redes sociais que podem prejudicar sua carreira: 2. Negatividade

Os recrutadores procuram por pessoais que sejam capazes de manter uma atmosfera positiva no ambiente de trabalho. Se você é uma pessoa pessimista e negativa, não jogue todo desabafo nas redes sociais, especialmente o Twitter. Tal comportamento pode ser mal interpretado pelos empregadores, sem falar que seus seguidores irão se aborrecer com tantos comentários negativos.

5 erros nas redes sociais que podem prejudicar sua carreira: 3. Fofoca

Se você costuma fofocar sobre seu trabalho ou colegas e supervisores, especialmente nas redes sociais, toda a credibilidade e segurança construída ao longo dos meses no escritório serão prejudicados.

5 erros nas redes sociais que podem prejudicar sua carreira: 4. Muito barulho por nada

Se você é o tipo de pessoa que costuma defender as opiniões com a mais ferrenha garra, e não há nada de errado com isso, é preciso estar atento para alguns excessos nas redes sociais e também no ambiente de trabalho. Entrar em discussões acaloradas e debates polêmicos nesse tipo de ambiente não é uma boa ideia se você deseja que seu trabalho seja levado a sério.

5 erros nas redes sociais que podem prejudicar sua carreira: 5. Higiene e aparência

Não é possível manter um emprego apenas pela sua aparência, mas com certeza é possível que sua falta de higiene e cuidado sirva como contribuição para que você o perca. A regra serve para a maneira como você se apresenta na empresa, mas também para as fotos nas redes sociais que são divulgadas e vistas por seus colegas de trabalho e chefe.

Fonte: Universia