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terça-feira, 16 de abril de 2013

Veja como criar uma boa impressão nos primeiros 7 segundos da entrevista


SÃO PAULO - Já se sabe que a primeira impressão é muito importante em qualquer relação profissional. Um parecer negativo ou positivo de um candidato a um emprego, por exemplo, pode fazer a diferença entre sua contratação ou não.
Mas, o que muitos não sabem, é que essa primeira impressão acontece entre os primeiros sete segundos de contato. Isso significa o profissional de olho em uma vaga na empresa precisa agir rapidamente para impressionar e deixar uma boa impressão aos seus entrevistadores.
Para se sair bem nestes sete segundos e ser lembrado após a entrevista, veja abaixo uma lista das sete regras básicas para deixar uma boa impressão ao seu recrutador, de acordo com o site Business Insider:

Você precisa ter certeza de que sua expressão está dizendo mais sobre você do que suas palavras, em uma fração de segundos (Getty Images)
Você precisa ter certeza de que sua expressão está dizendo mais sobre você do que suas palavras, em uma fração de segundos (Getty Images)

1. Sorria
O site conta que a expressão facial é muito importante quando se trata em deixar uma boa impressão. Você precisa ter certeza de que sua expressão está dizendo mais sobre você do que suas próprias palavras, em uma fração de segundos.
Para isso, certifique-se de que você não faça caretas sem perceber ou que seu sorriso encantador, seja na verdade, um falso e mascarado nervosismo ou arrogância. Os recrutadores precisam passar esses sete segundos pensando que você é simpático e confiante.
2. Agite suas mãos na hora do cumprimento
O aperto de mãos é um sinal universalmente aceito e revela cortesia, profissionalismo e confiança. Um bom aperto de mão é uma arte, um equilíbrio complicado entre um aperto fraco e um golpe brusco que pode causar problemas à saúde. Ele precisa dizer “eu quero fazer negócios com você” e agitar as mãos na hora em que aperta a do entrevistador é um bom jeito de demonstrar isso.
Se tiver mais de um entrevistador no local, cumprimente todos separadamente e igualmente e não dê apenas um “tchauzinho” intimidado e envergonhado.
3. Apresente-se
Mesmo que os recrutadores tenham em mãos seu currículo e anotações pessoais sobre você, se apresente enquanto aperta sua mão. Um “Oi, eu me chamo..” é um modo simples de ser lembrado - pois poucos se apresentam no primeiro contato. Segue a apresentação perguntando o nome do entrevistador, isso quebra a tensão e dá mais conversação aos primeiros e disputados segundos.
Lembre-se de que cada um dos sete segundos necessita ser o mais produtível possível para não se perder em situações aleatórias ou pelo silêncio. Você está lá para falar de você.
4. Fale claramente
Esse é um ponto importante a ser trabalhado, pois não adianta falar nos primeiros segundos e essas palavras saírem incompreendidas. Falar de uma forma clara e confiante um conteúdo relevante e adequado para a situação é a chave para ser lembrado bem depois de ter feito a entrevista. Certifique-se ainda de que você não fala muito alto ou muito baixo e em um tom inapropriado.
5. Mantenha contato visual
Igual ao contato físico, com um aperto de mão, os recrutadores percebem se os profissionais entrevistados estão nervosos ou não confiantes pelo olhar, assim que eles os desviam no primeiro contato. São apenas segundos, mas a falta de contato visual faz a diferença.
Para não cometer esse erro, olhe diretamente para o entrevistador logo que você entra na sala de entrevistas e mantenha o olhar enquanto você aperta sua mão e se apresente. Mas, cuidado para não exagerar no contato visual e dar uma impressão assustadora de você.
6. Boa aparência
Aparência é tão importante quanto a linguagem corporal e suas respostas em uma entrevista. Então, nada melhor que sua aparência acompanhe a ocasião. Mesmo que a empresa aceite um estilo casual, no primeiro contato, é sempre preferível se vestir com elegância e sempre estar um nível acima do que se usa na empresa.
Se tiver piercings ou tatuagens é aconselhado não deixá-los visíveis. Você será julgado por sua aparência em sete segundos e, mesmo que outros detalhes sejam percebidos após o primeiro contato, o entrevistador apenas lembrará da primeira impressão.
7. Sente-se apenas quando for convidado
Após impressionar no aperto de mão, caprichar no visual e dizer as palavras certas no tom adequado, o profissional não pode errar no próximo passo: se sentar apenas quando for convidado para tal. Isso demonstra que você é  atencioso com as palavras ditas pelo entrevistador, além de mostrar o quanto educado é. Para ajudar na boa impressão, não faça movimentos bruscos ou rápidos demais, pois demonstra nervosismo. 
Antes de se desesperar com tantas regras, o melhor a fazer é treinar essa apresentação. Lembre-se apenas de sorrir, cumprimentar, falar claramente, se vestir adequado e ser educado. Já o resto da entrevista, é com você.