Que as empresas utilizam o LinkedIn para recrutar profissionais não é nenhum segredo. Porém, mais do que se cadastrar e utilizar a rede social para fazer networking, os profissionais precisam saber como destacar seus currículos nesse imenso banco virtual.
“Ao elaborar um currículo, estamos extraindo o melhor de nossas habilidades para colocar no papel. No LinkedIn, antes de começar a digitar, é preciso refletir de que maneira você quer ser encontrado”, afirma Rogério Sepa, consultor de carreira e transição da DBM. Para contar as atividades, responsabilidades e realizações profissionais, a dica do consultor é investir mais em palavras-chave e menos na construção de um texto sofisticado. Isso porque são essas palavras que as consultorias de RH utilizarão ao procurar um candidato – quanto mais elas aparecerem ao longo do perfil, maior a relevância do seu nome durante uma busca específica.
“Tudo aquilo em que você é bom precisa ser destacado ao longo do seu perfil. É válido trazer exemplos práticos de maneira sucinta”, ensina o consultor. Assim, um gerente de produtos que tenha acompanhado um projeto de aumento de market share pode relatar na descrição de seu último emprego: “aumento de 15% no market share do produto X”.
Alguns campos novos do LinkedIn permitem a inclusão de dados detalhados, favorecendo o aparecimento das palavras-chave. Um deles é o de “Habilidades”, que permite cadastros do tipo “Gestão de projetos (Especialista; mais de 20 anos de experiência)” ou “Fotografia digital (Iniciante; 2 anos de experiência)”. Há seções também para especificar idiomas, projetos, publicações, reconhecimentos e prêmios e até notas de provas.
Para Rogério, é importante atualizar o perfil com frequência, ainda que a pessoa não esteja procurando oportunidades ou não tenha mudado de cargo. “Qualquer alteração de responsabilidade no seu dia a dia pode ser incluída e até servir para comparar como o perfil é percebido pelo mercado”, afirma.
Networking – O consultor da DMB lembra que outra atividade importante no LinkedIn é o gerenciamento dos contatos. “O conceito de networking, que lá fora é muito forte, aqui acabou ganhando apenas uma conotação pejorativa. Isso porque a ideia principal é que, com uma rede grande de pessoas, qualquer profissional pode trocar experiências e buscar soluções para problemas do dia a dia”, explica.
Nesse sentido, os usuários devem aproveitar a rede social para fazer contatos, mas colaborar com discussões e participar de fóruns. O consultor também não recomenda a aceitação banal de pessoas que você não conheça. “Só ficar aceitando convites não vai levar você muito longe”, diz.
Quanto às recomendações, a dica é bom senso, já que o excesso de indicações pode banalizar sua imagem. “As recomendações que podem melhorar o seu perfil são de profissionais com níveis hierarquicamente superiores ao seu, ou seja, pessoas que possam referendar suas competências.”
Quanto às recomendações, a dica é bom senso, já que o excesso de indicações pode banalizar sua imagem. “As recomendações que podem melhorar o seu perfil são de profissionais com níveis hierarquicamente superiores ao seu, ou seja, pessoas que possam referendar suas competências.”
Fonte: Clickcarreira.com.br